Porque o Burnout é uma das principais doenças pós-pandemia
Burnout significa esgotamento. A síndrome de Burnout dá-se por um estado de extremo estresse emocional, físico e mental em que o trabalhador sente que a sua profissão não faz mais sentido. Diferencia-se do estresse “comum” por ter na sua causa a relação intrínseca com o trabalho e pela extrema exaustão.
Essa exaustão geral envolve falta de entusiasmo e sensação de não ter mais recursos internos para lidar com as demandas do trabalho. Também pode envolver desconexão com os colegas, chefes e subordinados; tendência a se auto avaliar de forma negativa no trabalho e insatisfação com seu desenvolvimento profissional. Sabemos pela neurociência que um cérebro estressado não consegue pensar direito, ou seja, não processa informações adequadamente, podendo ter dificuldade de realizar tarefas, que antes eram consideradas fáceis, pode ter dificuldade de atenção concentrada (não devido a Transtorno de Déficit de atenção) e memória de trabalho.
O manejo da Síndrome de Burnout dá-se com tratamento psicológico. O cuidado deve ser integrativo: corpo, mente, emoções. No tratamento é feito muita psicoeducação dos fatores que causam o Burnout, bem como o ensino das ferramentas necessárias para a mudança. São ensinadas ferramentas de ressignificação dos pensamentos, regulação emocional, autoconhecimento e comportamentais, dentre outras. Além disso, a situação/ambiente de trabalho também deve ser considerada e revista o que pode ser feito a respeito.
Um aspecto bem importante a ser considerado no Burnout é o perfeccionismo, muitas vezes uma estratégia compensatória que o indivíduo aprendeu cedo na vida, para lidar com uma educação que não incentivava a tentativa e erro.
Possíveis sintomas do Burnout:
Fadiga excessiva
Desânimo
Dificuldade de raciocinar – Brain fog (névoa cognitiva)
Dores no corpo
Imunidade baixa
Desesperança
Animado somente na sexta à tarde quando finaliza o trabalho e sente muita ansiedade no domingo à noite, quando sabe que deve retornar.
Se você ou sua empresa precisam de ajuda para transformar essa situação, entre em contato.


