Como lidar com ansiedade social 

Medo de apresentar um trabalho, medo de falar em público, medo de conversar, medo de falar com uma figura de autoridade… São todos medos relacionados com o outro. Assim, quando está em excesso, ou seja, quando você tem um prejuízo e um sofrimento significativo com isso, chamamos de Transtorno de Ansiedade social. Ainda que possa ser um transtorno mental, em níveis menores e sem prejuízos tao severos, muitas pessoas  apresentam algum nível de ansiedade social.

Esse excesso de ansiedade pode ser decorrência de traumas da infância, manejo dos seus pais quando você era criança (como críticas excessivas); ter sofrido bullying na escola etc.

Para que o medo de apresentar um trabalho diminua, você deve mudar a maneira como enxerga a situação. Provavelmente está fazendo distorções cognitivas. Distorções cognitivas são vieses irracionais de pensamento, que muitas vezes as pessoas fazem. Um exemplo de distorção cognitiva é achar que se fizer uma apresentação ruim no trabalho, será demitido, essa distorção cognitiva se chama catastrofização. A pessoa com ansiedade social foca atenção excessiva no que o outro vai estar pensando dela e em como ela está aparecendo.

Para mudar, é preciso transformar o mindset, ver a situação de uma outra forma. Entender todas as distorçôes cognitivas que você pode estar fazendo e buscar por um pensamento mais realista. Outro fator que ajuda muito é a pessoa entender que o que ela deve fazer muitas vezes deve ser feito não em beneficio próprio, mas para ajudar os outros, por exemplo: a apresentação do trabalho será feita pois assim as pessoas vão entender sobre determinado assunto. Essa ressignificação ajuda a desconectar do excesso de ego e pode trazer senso de conexão e propósito, fazendo a pessoa se conectar com seu sábio interior e ativando a sua coragem.

Outro ponto essencial é que para mudar a ansiedade social, é necessário a exposição. Em terapia cognitivo comportamental essa ferramenta é chamada de dessensibilização sistemática, que ocorre quando a pessoa vai se expondo ao que teme. Primeiro é feito uma lista do que mais teme e a pessoa vai se expondo ao que “menos teme” primeiro e assim por diante. Isso vai aumentando o senso de segurança da pessoa e ela vai percebendo que o medo excessivo vinha muito mais de distorções do que da realidade e aquilo que ela tanto temia não acontece.A situação é sempre mais fácil na realidade na cabeça de uma pessoa muito ansiosa.

Se voce esta sentindo muita dificuldade com essa questão, entre em contato.